Como formatar notebook hp pavilion – HD Sata não reconhecido na instalação do XP?

25 06 2009

http://virtualstaff.files.wordpress.com/2009/05/notebook-hp-dv6125br.jpgResumo

Como já é sabido o Windows XP pode não ter drivers nativos para possibilitar sua instalação em pc´s com hd Sata ou Serial Ata, dificultando a vida de quem quer fazer o downgrade de Vista -> XP, por ainda estar satisfeito e/ou acostumado com o bom e “velho” XP, ou por achar o novo sistema operacional da Microsoft pesado.

Entretanto os notebooks fabricados de uns tempos prá cá, só usam hd´s Sata uma tecnologia recente, fazendo com que o XP lançado em 2002 talvez não consiga identificar o disco conectado na controladora Sata, por falta de drivers nativos no cd de instalação.

Mas existe solução para contornar esse problema, podendo ser usado três métodos, descritos a seguir.

Você precisa de

**********

  • MÉTODOS *
    **********
    1. Usar um cd de instalação de Windows XP SP3 (Service Pack 3)
    2. Desabilitar temporariamente o suporte SATA no BIOS ou
    3. Integrar os drivers numa do cópia do cd de instalação do XP com o conhecido programa N-Lite.

No método 1 basta usar um cd de instalação do XP Home ou Professional com o Service Pack 3 ou SP3, que é o mais recente.
No método 2 o uso do driver SATA é opcional; já no 3 é obrigatório: você terá que achar os drivers da controladora SATA do seu notebook na página de suporte/downloads do fabricante do seu laptop ou no fabricante do chipset da placa-mãe (Intel, VIA, SIS, ATI, ou NVidia). Em alguns casos esses drivers, também pode ser achados com o nome de AHCI, Matrix Storage, Mass Storage ou RAID, e podem vir junto com o do chipset; essa dúvida, você tira na página do fabricante.

Passos

1º Método: Usando cd de Windows XP SP3:
Em alguns casos basta usar o cd de instalação do Windows XP SP3, ou seja, já com o atual Service Pack 3, que o hd Sata é reconhecido pelo instalador e o processo corre normalmente.
Quando instalei um XP Pro Sp2 num notebook Toshiba A105 com Chipset Intel 945GM e Hd Sata da marca Hitachi, como relatei no review que fiz aqui; a instalação foi logo na primeira tentativa, sem percalços; com o novo SP3 a situação se repete e sai tudo ok.

Por isso de preferência tenha o cd do Windows XP já com o novo Service Pack – SP3 incluído; se o seu XP ainda não tem o SP3 é possível criar uma cópia do seu cd (para uso próprio) usando o programa N-Lite, o qual mais adiante falamos dele. O link para baixar o SP3, direto da Microsoft é este aqui.

Se isso não funcionar, passemos ao 2º método: desabilitar o suporte SATA – AHCI para permitir que o HD seja reconhecido durante a instalação do XP; mas em alguns fóruns foram reportadas perdas de desempenho do notebook com o SATA desativado, o que é fácil de resolver, seguindo os passos abaixo do 2º método:

2º Método: Desabilitando o SATA – AHCI no BIOS:
Esse método permite desabilitar o suporte AHCI para permitir que o HD seja reconhecido durante a instalação do XP, desde que naturalmente exista essa opção no BIOS, a qual também pode ser encontrada com o nome de AHCI, IDE, Sata, etc:

  • Acessar o BIOS do notebook e desabilitar o suporte Sata;
  • Reiniciar o notebook e o HD passará a ser reconhecido pelo cd do XP (o que possibilita começar sua instalação);
  • Obs: os próximos 3 passos são opcionais:
  • Depois de instalado o XP, instalar os drivers Sata para maximizar o desempenho do hd;
  • Reiniciar o notebook e;
  • Acessar o BIOS para habilitar novamente o suporte Sata e pronto!

Obs: Se não conseguir achar o driver SATA, você pode optar por deixar o suporte SATA desabilitado mas com o Windows XP funcionando (parando no segundo passo descrito acima, o que já é uma vitória e tanto); porém ressalvo novamente: existem relatos de que com o suporte SATA desativado, há uma perda no desempenho do Hd, a qual eu não posso informar se é impercetível, leve ou grande, pois eu nunca passei por esse problema de hd Serial Ata.

Em certos notebooks não existe no BIOS um parâmetro que desabilite o suporte SATA, para fazer com que o Hd seja emulado como um Parallel Ata (PATA ou comumente chamado de IDE); se for esse o seu caso, passe para ao 3º Método.

3º Método: Integrando drivers SATA no cd de Instalação do XP:
Aqui a opção para permitir a instalação do XP em laptops com Hd Serial Ata (SATA) é usar o programa N-Lite para gerar uma cópia do seu cd de instalação do XP, já com os drivers SATA do seu notebook integrados; esse programa é uma mão na roda e permite personalizar completamente o cd do XP, retirando programas e recursos desnecessários, adicionando drivers, integrar o Service Pack – SP3 (para quem ainda tem o Windows XP Home ou Pro com o SP2 ou até mesmo sem SP), etc…

Geralmente os arquivos .inf da controladora Sata vêm zipados ou dentro de um arquivo executável; para extraí-los vamos precisar de um descompactador de arquivos; aqui eu uso o WinRar. Com o arquivo baixado, extraia o seu contéudo para uma pasta de fácil acesso e na hora de customizar com o NLite para integrar os drivers, basta indicar o caminho para a pasta onde eles foram extraídos.

******

  • Dica *
    ******
    Descobri esta dica aqui: existe este pacotão de drivers de MassStorage (4.8Mb), que depois de integrados ao cd do XP, pode criar um cd de XP capaz de reconhecer inúmeros hd´s Sata.
    Depois de baixado, basta extrair o contéudo, com um programa do tipo 7Zip ou Winrar e mandar integrar ao cd do XP com o programa NLite.

********

  • N-Lite *
    ********
    O programa a ser usado na customização do cd de instalação do Windows XP é o NLite (link), o qual para funcionar precisa necessariamente pelo menos da versão 2.0 do Microsoft .NET Framework instalada (link para a Microsoft). Logicamente, precisamos também do cd de instalação do XP, para copiar todo o seu contéudo para uma pasta do computador.

    Importante

    **********

  • ATENÇÃO *
    **********
    Em alguns casos pode não existir a opção de desabilitar o suporte SATA no BIOS do notebook e nem drivers SATA disponíveis para Windows XP, pois alguns fabricantes não estão desenvolvendo drivers para esse sistema operacional, mas apenas para o Vista.
    Então, neste caso, conforme-se com o Windows Vista, pois pode simplesmente não haver a possibilidade de uma instalação perfeita do XP, por faltarem alguns drivers (ou até mesmo todos).

Obrigado e boa sorte a todos…

Francisco Batista Freire Neto – Técnico Informática


Ações

Information

2 responses

28 06 2009
Alexandre Fernandes

Muito bom, vou tentar ver isso no meu notebook.

8 09 2009
Marcelo

Muito obrigado. Resolveu meu problema. Abraços.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: