Formatar seu PC e reinstalar o Windows XP não é “bicho de 7 cabeças”.

17 06 2009

Resumo

A formatação não deve ser realizada se você não tiver completo entendimento do que vou listar neste texto. Também é importante lembrar que, uma vez formatado, o disco rígido perde todas as informações gravadas.

Você precisa de

Motivo para formatar
Eu recomendo a formatação do PC em um único caso: quando o sistema estiver instável a ponto de não ser mais possível usar seus programas mais comuns. O computador apresenta mensagens de erros e fecha programas a toda hora. Essa instabilidade pode ser ocasionada por vírus e arquivos corrompidos que são imprescindíveis para o sistema, por exemplo.

Passos

1 – Seqüência de inicialização
Seu computador precisa ter a seqüência de inicialização alterada para que o drive de CD seja lido antes do HD, e assim possa ser realizada a instalação do Windows. Para conferir a seqüência de dispositivos que o computador usa quando liga, é necessário conferir a Bios:
a. Ligue o computador e pressione a tecla Del (em algumas máquinas é necessário pressionar F2 ou F1). Caso nenhuma delas funcione, repare nas informações que aparecem na tela ao ligar o PC. Na maioria das vezes, uma mensagem informa qual tecla dá acesso à Bios.
b. Procure a opção “Advanced setup” ou “Boot sequence device”. Verifique se a ordem de inicialização começa com CDRom – se não começar, altere a configuração para que isso aconteça.

2 – CD do Windows XP
Salve as mudanças e saia da Bios. Reinicie o computador com o disco do Windows XP no drive de CD. Ao iniciar a leitura, o computador pedirá para que você pressione alguma tecla para iniciar o uso do CD. O programa de instalação irá iniciar a cópia de diversos arquivos, e esse processo leva algum tempo – às vezes até alguns minutos. Aguarde.

3 – Boas vindas
A janela apresentará as boas vindas na instalação do XP – basta apertar Enter. Na seqüência aparecerá a tela com a licença de uso do Windows – pressione F8 para aceitar.

4 – Opções de instalação
A próxima tela irá apresentar a sua atual instalação do Windows. Uma das opções é reparar o Windows, mas tome cuidado: essa opção não formata o HD, apenas instala o Windows em outra pasta, o que pode sobrecarregar ainda mais seu computador. Se queremos formatar, então vamos pressionar ESC.

5 – Divisões do HD
A próxima tela irá mostrar as partições do disco rígido – são as “divisões” do HD, e é provável que ele não esteja dividido. A partir desse ponto fica impossível recuperar seus arquivos. Ou seja: passando dela, não tem mais volta, ok?
Selecione, usando a setas, a partição em que o Windows está instalado e aperte a tecla D. A partição irá sumir, dando lugar à tela:

6 – Criando partição
Pressione a tecla C para criar a nova partição que será formatada. Para simplificar o processo, crie a partição com o tamanho máximo, que será preenchido automaticamente.

7 – Começa a formatação
Após criar a partição, pressione Enter para iniciar a formatação. O assistente irá apresentar diversas opções de tipos de partição. Escolha a opção: “Formatar a partição utilizando o sistema de arquivos NTFS”. Depois aguarde a formatação. Quanto maior for seu HD, mais tempo irá demorar – de minutos até mais de uma hora.

8 – Preparando o Windows XP
Após terminar a formatação, o assistente automaticamente irá começar a copiar os arquivos de instalação para seu HD.

9 – Instalando o Windows XP
Terminada a cópia, seu HD está “particionado” e “formatado” – ou seja, preparado para uso. O assistente irá reiniciar seu PC, e depois mostrar a conhecida tela de carregamento do Windows.

10 – Idiomas e informações
O Windows irá iniciar a instalação. Fique acompanhando atentamente o processo. A primeira tela a aparecer é a que se refere à configuração de idiomas. Confira as informações e, se estiver OK, pressione avançar.

11 – Nome do computador
Coloque na tela seguinte o nome do seu computador e uma descrição. Pressione avançar quando terminar.

12 – Número de série
Agora vem a parte do número de série do Windows. Preencha os campos e pressione avançar. Em alguns computadores, o número de série fica gravado em uma etiqueta que pode estar colada na parte de trás do gabinete.

13 – Senha do Windows
Defina, a seguir, a senha de usuário Administrador do computador. Pressione avançar.

14 – Data e hora
O Windows irá apresentar a tela com a data e hora do PC. Eu recomendo desmarcar a opção “ajustar automaticamente o relógio para o horário de verão” para evitar confusões no futuro.

15 – Configuração de rede e domínios
Salvo exceções, na tela de configuração de redes basta pressionar avançar.

16 – Instalação de programas complementares
O Windows irá terminar de instalar os programas que o acompanham. Aguarde até ele finalizar, deixando você na tela inicial.

17 – Windows reinstalado
Seu Windows está reinstalado. Agora, lembra quando eu falei para você ter em um CD o antivírus e o Service pack 2? Comece por eles. Depois, visite o Windows Update e, por fim, inicie a instalação de seus outros programas.

Pronto! Atendi a quem queria ler sobre formatação e instalação do Windows XP. E vou terminar reforçando que só vale formatar em último caso. Se você não se sente à vontade para realizar esses procedimentos, contrate um técnico. Ele poderá, inclusive, avaliar se é ou não uma boa idéia formatar o HD. Dúvidas, sugestões, críticas ou elogios? Os comentários estão abertos, então deixe sua mensagem. Boa semana a todos!

Importante

IMPORTANTE – “Por que é importante ter o antivírus e o Service Pack 2?”
Porque o Windows fica vulnerável logo após a instalação. Se você conectá-lo diretamente à internet, corre risco de ter o sistema infectado. Se você instala o SP2 e o antivírus, estará mais seguro para fazer uma outra coisa importante: ir ao site Windows Update e efetuar as demais atualizações do sistema.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: